POSSE DO NOVO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE – CMDCA

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Igualdade Racial empossou os novos membros que atuarão no Biênio 2020/2022 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA, no ultimo dia 30 de junho de 2020, no Plenário da Câmara de Vereadores. No total, 08 (oito) integrantes titulares e 08 (oito) integrantes suplentes formam o novo CMDCA. “Trabalhar de forma mais próxima ao povo é fundamental para, que a comunidade possa juntamente com o poder executivo refletir políticas públicas e junto ao poder legislativo na elaboração das Leis favoráveis às crianças e adolescentes”, sugere a Secretária de Assistência Social, Senhora Jeane Rose Pereira Ferreira. O CMDCA é formado por integrantes que compõe as entidades da sociedade civil organizada e Governo Municipal. “Entre os critérios para formação do Conselho a composição conforme a Lei Municipal Nº 223/2005 de Entidade Governamental e Não Governamental. O desafio do CMDCA é buscar “novos conhecimentos, práticas desenvolvidas em Conselhos de outras cidades do país, trazendo para nossa cidade, a fim de executar e aperfeiçoar o trabalho, tamanha é a responsabilidade dos conselheiros”. Logo após a posse os Conselheiros reuniram para definida para fazer a escolha do novo Presidente do CMDCA. Para  o Presidente do CMDCA, Tony Minomo a transparências em controlar e deliberar as políticas públicas direcionadas a criança e ao adolescente faz com que, os objetivos desenvolvam o respeito aos direitos da criança e do adolescente, agir junto a sociedade e aos órgãos públicos para que a criança e ao adolescente estejam a salvo de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; propor e garantir uma política compatível com as reais necessidades da criança e do adolescente, proporcionando-lhes oportunidades e facilidades, por Lei ou por outros meios, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade. Para o Conselho Tutelar através da sua Presidenta Daniela Mendes dos Anjos reconhece o trabalho que o CMDCA realizou desde o início, onde realizou o 2º (segundo) processo de escolha unificada a membros do Conselho Tutelar e vem realizando no município, inclusive nos aconselhamentos diante do colegiado, mostrando caminhos nas mediações dos estudos e nas análises dos casos que realizam dentro do conselho e nas capacitações e formações que foram proporcionadas. Agradeço o apoio recebido, o carinho para com os membros e a atenção disponibilizada.

Membros do CMDCA no biênio 2020/2022

Titulares: Cristiele Alves Guedes, Alexsandra Mendes Nascimento França, Marta Pereira Fonseca, Emilce Valeria Martins Simão, Sara Cristina S. de Vasconcelos, Elisângela Inácio da Silva, Júlio Soares da Costa e Tony Minomo

Suplentes: Mayra Heloisa Fonseca Vieira, Elbia de Fátima Peixoto Silva, Bruno D’Paula Ribeiro Silva, Aderivan Silva Pereira Conceição, Lucilene Martins Rosa Peixoto, Ivone Andrade, Luciana Aparecida Pacheco e Emely Fernanda Mendes Bueno